Durante o Carnaval veja dicas para evitar golpes e garantir direitos do consumidor

Uma medida preventiva é desabilitar a função de pagamento por aproximação no cartão, evitando transações não autorizadas em caso de furto ou perda. Car...

Durante o Carnaval veja dicas para evitar golpes e garantir direitos do consumidor
Durante o Carnaval veja dicas para evitar golpes e garantir direitos do consumidor (Foto: Reprodução)

Uma medida preventiva é desabilitar a função de pagamento por aproximação no cartão, evitando transações não autorizadas em caso de furto ou perda. Carnaval com segurança. Divulgação Não a nada melhor do que curtir o Carnaval em segurança! E pensando nisso, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), deu dicas de como se proteger de práticas abusivas, golpes e descumprimento de direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). “O consumidor tem o direito de se divertir sem ser lesado”, defende o titular da Senacon, Wadih Damous. O Código de Defesa do Consumidor é uma ferramenta fundamental para garantir que todas as relações de consumo sejam justas e equilibradas. “A Senacon está atenta e pronta para atuar em casos de abusos, garantindo que a folia carnavalesca seja um momento de alegria e não de prejuízo. Reforçamos a importância de planejamento, precaução e a busca por canais oficiais para qualquer reclamação. Se seus direitos forem violados, procure os órgãos de defesa do consumidor e exija solução." ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp Conforme as orientações, uma medida preventiva é desabilitar a função de pagamento por aproximação no cartão, evitando transações não autorizadas em caso de furto ou perda. Muitos bancos permitem essa configuração pelo aplicativo, garantindo mais controle sobre os gastos e protegendo o consumidor contra fraudes. Além disso, manter o cartão sempre guardado em local seguro e ativar notificações de transações pode ajudar a identificar qualquer movimentação suspeita rapidamente. Compra de ingressos: proteja-se de fraudes A aquisição de ingressos para blocos, festas e eventos deve ser feita com cautela. Golpistas costumam criar sites falsos e ofertas enganosas para atrair consumidores desavisados. Para evitar problemas: Dê preferência a compras em plataformas oficiais e reconhecidas pelo mercado; Exija nota fiscal e guarde os comprovantes de pagamento; Caso um evento seja cancelado, o consumidor tem direito ao reembolso integral, conforme estabelece o CDC; Em casos de mudanças unilaterais ou descumprimento da oferta, exija solução imediata junto à empresa ou recorra aos órgãos de defesa do consumidor. Hospedagem e transporte: atenção antes de reservar Quem pretende viajar no período carnavalesco deve redobrar a atenção com reservas de hospedagem e serviços de transporte. Para evitar surpresas desagradáveis: Leia atentamente os termos do contrato antes de fechar a reserva; Verifique a reputação da empresa em sites de avaliação e junto aos órgãos de defesa do consumidor; Solicite informações detalhadas sobre tarifas adicionais, políticas de cancelamento e reembolso; No caso de transporte por aplicativo, confira previamente o valor estimado da corrida para evitar cobranças abusivas. Alimentação e consumo: exija transparência nos preços Bares, restaurantes e ambulantes devem seguir as normas de precificação e qualidade dos produtos em qualquer época do ano. Os consumidores devem: Exigir cardápio com preços visíveis antes de realizar pedidos; Ficar atentos a cobranças indevidas, como taxas extras não informadas previamente; Denunciar produtos vencidos, mal armazenados ou sem indicação de procedência. Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: